Mundi

PDOP na obtenção de dados GNSS

Provavelmente ao configurar seu receptor você já deve ter se deparado com um campo para definir o limite do PDOP. Mas afinal, o que esse valor influencia?

O que é o PDOP?

Os satélites GNSS estão em órbita ao redor da Terra de maneira estratégica. Estes enviam sinais que os receptores GNSS captam para definir posições em solo.


Dito isto, temos que a precisão dos dados rastreados pelos satélites pode ser afetada por algo chamado Diluição da Precisão (DOP).


O PDOP é o DOP para o posicionamento tridimensional. Em termos práticos, está relacionado com o inverso do volume do sólido formado entre as antenas do receptor e dos satélites sendo rastreados, onde volumes maiores proporcionam PDOP menores.


Como isso afeta a precisão dos dados GNSS?

Quanto maior o valor de PDOP, menor será a precisão dos dados GNSS obtidos.

Embora não haja um acordo comum, os valores DOP ideais geralmente estão abaixo de 3.

Como obter melhores resultados?

Para obter melhores resultados ao utilizar sistemas GNSS, utilize receptores mais modernos para garantir um PDOP baixo sempre que possível.

Isso ajudará a garantir uma precisão mais confiável em suas medições de posição.

Entendendo melhor como as configurações dos nossos receptores influenciam na obtenção de dados GNSS, podemos otimizar nossa utilização desse sistema para uma navegação mais precisa e confiável!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de algo?
Mundi Geotecnologias
Olá! Seja bem-vindo(a) à Mundi!
Como podemos ajudar você hoje?