Mundi

O que é GNSS?

GNSS ou GPS?           

Afinal, o que é GNSS? O GNSS, cuja sigla em inglês significa Global Navigation Satellite System (Sistema de Navegação Global por Satélite), é como o próprio nome diz um sistema que fornece sinais e informações de coordenadas e posicionamento em tempo real para o mundo todo. Seu “nome” mais famoso é o GPS, que é o sistema americano, porém há sistemas de outros países como: GLONASS (Rússia), Galileo (União Européia) e o Beidou (China). Você pode aplicá-lo e usá-lo para diversos fins e áreas do conhecimento, como na Agrimensura (levantamentos geodésicos, monitoramento contínuo de barragens, locação de obras, etc), na Agronomia (agricultura de precisão) ou na marinha (navegação marítima).

Como funciona?

Embora complexo, podemos explicar seu funcionamento de forma simples. Os satélites que orbitam o planeta Terra emitem sinais, e o receptor GNSS os recebe, logo após, assimila e calcula para obter os dados de posição, incluindo a medição do tempo decorrido e a distância entre satélite e receptor.

Contudo, diversos fatores como o desalinhamento na geometria dos satélites, obstruções, uma atmosfera desfavorável, topografia com desníveis, erros no receptor e na antena, além de multicaminhamento e perda de ciclo, podem afetar a precisão desse posicionamento.

GNSS vs outros métodos

Em suma, os principais pontos onde o GNSS acaba tendo uma vantagem em relação aos equipamentos convencionais podem ser elencados por:

  • rapidez na obtenção dos dados (até 4x mais),
  • o alcance em área de cobertura do trabalho,
  • em precisão nas coordenadas, e a possibilidade de obtê-las em tempo real,

Em contrapartida, com relação às suas desvantagens, podemos elencar:

  • o alcance do rádio utilizado, que pode limitar a área de trabalho e
  • dependência da atmosfera e do ambiente (obstrução) para uma boa precisão na obtenção dos resultados. 

Técnicas GNSS        

Existem ainda, diversos métodos ou técnicas de posicionamento por GNSS. Dentre os mais utilizados podemos citar:

  • Posicionamento Absoluto (um único receptor, as coordenadas são obtidas em tempo real)
  • Posicionamento Por Ponto Preciso (um único receptor, processamento dos dados feito pelo serviço disponibilizado pelo IBGE) e
  • Posicionamento Relativo (dois ou mais receptores, onde um receptor é a base e o outro receptor é o rover).

Entende-se então que a escolha ideal de cada método depende das particularidades do local de trabalho e da precisão necessária para o projeto.

GNSS RTK

Já com relação ao RTK, sua sigla em inglês significa Real Time Kinematic), que traduzindo ao português significa Posicionamento Cinemático em Tempo Real. É uma técnica que baseia-se na transmissão instantânea (tempo real) de dados de correções (ajustados) de um sinal de satélite. Por fim os dados vão do receptor de referência (base) até os receptores móveis (rover) que percorrem os vértices de interesse (pode ser mais de 1).

A técnica do RTK é recomendada quando um projeto requer resultados de forma imediata (rapidez) e com precisão centimétrica e quando se quer reduzir custos.

Conclusão

Portanto, o GNSS e o RTK são sistemas que oferecem precisão e agilidade na obtenção dos dados de posicionamento num levantamento. Apesar de suas muitas vantagens já citadas, também há detalhes no qual quem trabalha com isso deve se ater. Essa tecnologias é vital para os profissionais de diferentes áreas que necessitam de precisão rápida e confiável.

Conheça nossa linha de produtos GNSS: https://mundigeotecnologias.com/produtos


Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de algo?
Mundi Geotecnologias
Olá! Seja bem-vindo(a) à Mundi!
Como podemos ajudar você hoje?